Postagem em Destaque

>> 1) O LASER na Sociedade


LASER na Sociedade

Para que serve o Laser?
O que é o Laser?
Como o Laser funciona?
Quando você vai ao supermercado e passa as compras no caixa, ou quando assiste uma palestra com aquele apontador, você sabe que Laser é uma palavra que representa aquela luz.
Mas, podemos perguntar lembrando de outras aplicações para essa luz: De fato o que é o Laser?
Laser é uma palavra conhecida, identificado como "qualquer aparelho que produz radiação eletromagnética monocromática e coerente nas regiões visível, infravermelha ou ultravioleta, possuindo inúmeras aplicações que vão da soldagem à cirurgia"
Antes de saber o que é essa luz ou como os aparelhos funcionam para gerá-la, buscamos entender qual a sua importância na sociedade.
Quais as formas que o Laser é usado no dia-dia?
VAMOS VIAJAR NO UNIVERSO DO LASER.
É possível verificar a aplicação do Laser em áreas totalmente diversificadas, tais como: Medicina, Odontologia, Entretenimento, Telecomunicações, Processamento de Materiais (soldagem, corte, tratamento térmico superficial, usinagem e gravação), Controle dimensional e tantas outras. Esse conhecimento se mostra útil a toda a sociedade e gera empregos, riquezas e desenvolvimento.
a) O Laser na Indústria
Na indústria, essa tecnologia é usada, principalmente, na soldagem, no tratamento térmico e no corte de metais. 
CORTE A LASER
O corte a Laser é uma solução de corte de alta qualidade, custo eficaz para uma variedade de aplicações, usando uma variedade de materiais, espessuras e formas.
A utilização do corte a Laser nas indústrias aumenta a fabricação de itens, de forma rápida e com ótima qualidade, necessidades essenciais para a permanência das indústrias no mercado.
As principais vantagens deste processo estão relacionadas à:
·                 Alta precisão;
·                 Alta velocidade de corte;
·                 Excelente qualidade da superfície cortada;
·                 Nível mínimo de deformação;
·                 Versatilidade ao processar uma imensa variedade de materiais;
No processo industrial, a utilização de sistemas automatizados possibilita o corte de figuras geométricas complexas em 2D ou 3D. Assim, quando se trata de precisão, qualidade, velocidade e custo-benefício, o corte a laser é a opção número um para a fabricação de peças especiais.
Relacionados à espessura dos materiais cortados podem variar de 1 a 20 mm de espessura, dependo do material escolhido para o corte.
O tipo mais comum de laser usado na indústria utiliza o dióxido de carbono (CO2) como meio ativo. Outros gases, como o nitrogênio (N2) e o hélio (H), são misturados ao dióxido de carbono para aumentar a potência do laser.
b) Tratamentos a Laser
Laser pode atingir as diversas camadas da pele, dependendo do objetivo do tratamento e do tipo de laser, proporcionando resultados diferentes.
Os tratamentos a Laser são indicados para acabar com todo o tipo de manchas, tirar rugas, cicatrizes, vasos, melhorar a textura, diminuir a flacidez e eliminar pelos.
Tratamento de varizes cirúrgico e a Laser
O tratamento cirúrgico de varizes pode ser convencional ou a Laser, com os avanços da tecnologia, o tratamento a Laser tem se destacado.
Uma grande vantagem da cirurgia a Laser é o tempo de recuperação, podendo o paciente voltar às atividades normais rapidamente.
Dentro da oftalmologia
Laser veio para auxiliar, facilitar e melhor tratar um grande número de patologias oculares, prevenindo em muitos casos os defeitos visuais e corrigindo-os em outros.
Existe um grande número de patologias nas quais o Laser tem sua indicação, entre elas poderíamos citar o glaucoma, a catarata, a diabetes, a degeneração macular senil, as roturas retinianas, as oclusões vasculares da retina e os defeitos de refração como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo.
O tratamento via Laser geralmente é ambulatorial, não necessitando internação, e também é indolor, sendo necessários apenas anestesia tópica com colírio. Isto propicia ao paciente um retorno às suas atividades normais o mais breve possível.
c) Reprodutores de CD:
Os aparelhos de tocar CD e os leitores de CD-ROM usam Lasers de diodo semicondutor para ler um sinal digital gravado previamente sobre um disco de metal com plástico.
A luz do Laser é focalizada sobre uma trilha circular contendo furinhos enfileirados (os "pits"). Quando incide sobre o espaço entre dois furinhos, o feixe de luz é refletido pela superfície polida e incide sobre um detetor de fotodiodo. Quando incide sobre um furinho, a luz se espalha e não atinge o detetor.
Desse modo, enquanto o disco gira, o detetor capta uma sucessão de sinais (luz e não-luz, ou 1 e 0) que são os "bits" de informação. Esse sinal digital é transformado, no caso do CD de música, em um sinal sonoro (analógico), amplificado e reproduzido nos alto-falantes.
d) Códigos de barra:
Os leitores de código de barra que vemos em todo supermercado, loja, banco e até banca de revista, usam lasers de Hélio-Neônio (HeNe) que emitem luz vermelha, de baixa potência.
e) Apontador Laser:
Também chamado de Caneta Laser, é um dispositivo portátil (opera com bateria como sua fonte de energia) que emite radiação de baixa potência.
Amplamente usado por professores, para apontar para telas de projetores eles são muito vendidos, porém, em alguns países são proibidos ou limitados.
As cores mais comuns do laser são azul, verde e vermelho. No entanto, o verde é a cor mais complexa e brilhante devido à grande sensibilidade do olho a frequência de 520-570 nanômetros. 
 f) Lasers são utilizados para ajustar a precisão de telescópios de observatórios espaciais.
Laser, emitido pelo observatório, é refletido por espelhos deixados na Lua durante as missões Apollo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não expressão a opinião do autor, sendo de exclusiva responsabilidade de quem escreve.